segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Como limpar botas da tropa?

Apesar de não sermos formados em engraxadelas de botas da tropa, podemos assegurar que não é tão difícil como parece.

Em primeiro lugar, necessitará de reunir alguns ingredientes essenciais à operação, a saber:

  • Um par de botas da tropa;
  • Um lata de graxa preta;
  • Dois panos secos;
  • Duas escovas pequenas.

É preciso assegurar que tanto a graxa como os panos e a escova são modelos militares. Utilizar componentes civis em operações militares trazem sempre consequências desastrosas. O material tem de cumprir as especificações mínimas exigidas pelo organismo militar que fornece as botas. Aproveite e traga também o manual militar com os procedimentos obrigatórios para engraxar as botas. Com a nossa explicação, as figuras passarão a fazer muito mais sentido.

Em primeiro lugar, limpe as botas o melhor que consiga com uma das escovas. Retire os atacadores, escove debaixo da lingueta, junto da costura da sola, na biqueira e no calcanhar.

Depois de bem limpas, abra a lata de graxa e coloque a tampa por baixo, para não se perder ou encher de pó. Se não o fizer, o Sargento terá todo o gosto em relembrar-lhe, a si e ao restante pelotão, o número de flexões a executar quando não se coloca a tampa da lata de graxa no sítio devido.

Com a ponta de um pano vá espalhando graxa pela bota, evitando usar muita graxa de cada vez. Muitas passagens com pouca graxa permitem um trabalho mais rápido e bonito que poucas bolas grandes de graxa.

Quando as botas tiverem um aspecto baço uniforme, estão prontas para a escova, que usará para começar a puxar o lustro. O segredo continua a ser muitas passagens ligeiras são melhores que duas ou três à bruta. Procure que a escova, no seu movimento de vai-e-vem, percorra apenas alguns centímetros de cada vez. Repetir até que o braço doa. Trocar de braço e repetir até que esse também doa. Insistir especialmente nos sítios onde a pele dobra mais. O calor da escova fará com que a graxa penetre na pele estalada.

Descanse um pouco, mas faça por parecer ocupado. Agarre no pano que sobrou e continue a polir a bota, pare apenas quando conseguir ver o reflexo do bigode do Sargento enquanto vos contempla a fazer flexões. Não dê estalos com o pano como vê os engraxadores profissionais fazer. Apenas chama a atenção e todos acharão que se está a armar em espertinho.

Repita na outra bota.

Vá correr para a parada, salte para um fosso cheio de lama e volte a engraxar as botas. A prática faz a perfeição.

Se estas indicações ainda lhe parecem confusas, teremos todo o gosto em apoiar a sua inscrição num curso prático intensivo sobre o assunto. Para tal, dirija-se à sua Região Militar e ofereça-se como voluntário para um regimento de infantaria. Diga que não gosta de sargentos de bigode.

Sem comentários:

Enviar um comentário