segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Como brincam as crianças no campo

As crianças do campo, como qualquer criança, brincam ao faz-de-conta e inventam muitas histórias.
O Palco das suas brincadeiras é o campo, cheio de inúmeras coisas que usam nas suas histórias do faz de conta.
Se uma delas se lembra de brincar aos generais e aos soldados, vão até ao quintal da avó e com as folhas de feijão (nesta altura os meninos da cidade já estão baralhados, pois pensam que os feijões nascem nas prateleiras do supermercado mais próximo - isto é outra história) nomeiam o general colocando uma folha de feijão ao peito (com medalha e tudo), depois os outros arranjam uns pauzinhos que usam como espinguardas e divididas as partes começa a brincadeira ouvem-se os primeiros pum! pum! e depois mais à frente os tara tatac! entre muitos sorrisos e correrias.
Outras vezes transformam uma caixinha de fósforos num carrinho e começa de novo a correria e as risadas, noutras a caixinha de fósforo serve de refúgio para uma cigarra que por ali cantava e a brincadeira continua desta vez com as cantorias da cigarra e os sorrisos dos pequenitos.
Por vezes a correria é tanta que a fome e a sede apertam, mas até aqui a solução é fácil, há sempre uma fonte e uma nascente perto e pelo caminho as amoras ou outra fruta da época ajudam a ganhar novas energias e a brincadeira continua até ao anoitecer...
Mas os tempos evoluíram e até os meninos do campo estão mais modernos, os brinquedos industrializados - PSP, Nintendo, X-Box, chegaram ao campo e agora passam o tempo sentados no quarto com os comandos na mão, dando ordem às marionetas que aparecem no ecran - salta, corre, vira, chuta, apanha... Já não se ouvem as risadas, já não se vê as correrias de um lado para o outro. Agora os meninos do campo brincam como os meninos da cidade ao som electrónico de bips, mas a única diferença é que nas janela do quarto dos meninos do campo um pássaro chilreia na rua.






Foto: Google

5 comentários:

  1. Muito boa essa brincadeira de campo, faz parte da minha infancia que nao foi pobre! E sim muito divertida.

    ResponderEliminar
  2. BABACA SAO AQUELES QUE PENSAM QUE JOGAR VIDEO GAME E TÃO DIVERTIDO DO QUE SENTIR A TERRA EM SEUS PES CORRER SENTIR A TERRA O AR O VENTO EM SUA CARA POBRE E AQUELE QUE DIZ COISINHA DE POBRE... NÃO SE FAZEM CRIANÇAS COMO ANTIGAMENTE MAIS QUE AINDA EXISTAM TAIS CRIANÇAS ESSA ERA MODERNA E QUE E COISINHA POBRE E SEM MUITA IMAGINAÇÃO ABNRAÇA MANE!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. jogar video game e divertido mas jogar bola e melhor

      Eliminar