domingo, 10 de outubro de 2010

Pensei que a árvore estivesse morta

Parafraseando Bulhão Pato, o informático da FCUL, eu tinha uma árvore no jardim, mas era pequenina e estava torta. O meu pai achava que era mesmo assim, mas o meu avô dizia que estava morta.

Claramente, o leitor não teve avós nem pais versados nesta arte de identificação de árvores tortas e mortas, mas o Perguntas Parvas esclarecer-lhe-á todas as dúvidas.

Em primeiro lugar, uma árvore pode ter um sono tão pesado que parece morta. A maneira mais fácil de verificar esta hipótese é fazer um barulho súbito perto do tronco, ou dar-lhe um empurrão para fora da cama.

Há também árvores budistas, que entram em meditação e se alheam do mundo. Novamente, o melhor método para interromper a meditação é com um empurrão brusco.

Um sinal bastante óbvio de que uma árvore está morta e não a dormir é que as árvores, tal como os cavalos, dormem de pé. Algumas também morrem de pé, mas agora estamos a falar das deitadas.

As que morrem de pé podem fazê-lo de forma tão discreta que muitos as confundem com árvores adormecidas. Caso não queira arriscar declarar um óbito extemporâneo, experimente regar e adubar regularmente a dita. Espere umas semanas. Se estiver mesmo morta, não haverá alterações. Pesquise depois por: "A árvore está morta. E agora?"

Sem comentários:

Enviar um comentário