quinta-feira, 6 de maio de 2010

Como cortar as unhas dos pés sem me magoar

Esta tarefa depende muito de quem são os pés, quem vai cortar as unhas e que tipo de ferramentas são utilizadas.
Antes de mais é imprescindível utilizar ferramentas devidamente homologadas, que sigam a Norma Europeia de Segurança na Utilização de Ferramentas e Utensílios de Corte de Apêndices Corporais e Outros (NP-SUFUCACO/2010).
É tambem necessário que a pessoa a efectuar o corte esteja certificada pela Autoridade Nacional de Certificação das Actividades de Corte e Aparação (ANCACA) com o nível 2 da categoria "Manicure Avançada".
Por último, antes do corte, é necessário proceder ao pedido de "Trabalhos Especiais de Corte" junto do responsável pelas unhas ou proprietário das mesmas. No caso de menores, este pedido deve ser assinado pelo encarregado de educação. O formulário a utilizar para o pedido deve ser o FEPIUPA/10 - Folha Específica de Pedidos para Intervenção em Unhas Próprias e Alheias.

Seguindo estas instruções será possível efectuar o corte das unhas sem qualquer incidente.
Estamos ao dispor para quaisquer dúvidas.

6 comentários:

  1. Uma dúvida:
    Que regulamentos devem ser aplicados às unhas dos indivíduo não europeus? E aos indivíduos que, embora europeus, estejam a praticar o rito em países não europeus?
    Ainda valeria a Norma Europeia de Segurança na Utilização de Ferramentas e Utensílios de Corte de Apêndices Corporais e Outros (NP-SUFUCACO/2010)?

    ResponderEliminar
  2. Embora possa haver indivíduos que cortem as unhas dos pés socorrendo-se de instrumentos não certificados pelas normas europeias, num mundo cada vez mais uniformizado, os padrões de segurança e higiene estabelecidos pelas autoridades dos diversos países tendem a assemelhar-se bastante, pelo que, também antevendo a possibilidade de exportação dos referidos instrumentos para o mercado europeu, onde têm de cumprir a NE-SUFUCACO/2010 (em portugal a NP-SUFUCACO/2010), os fabricantes optam por uma certificação CE. A marca CE garante o cumprimento das normas europeias, que poderão até ser menos exigentes que as do país de origem.

    No entanto, os processos artesanais (corte anual de unhas dos pés inferior a 2500 unidades), estão isentos de certificação.

    ResponderEliminar
  3. Outra dúvida:
    As normas européias admitem os processos orais, para além dos manuais? A frequência desses procedimentos costuma ser quase diária, e a franquia anual parece insuficiente, à primeira vista.

    ResponderEliminar
  4. As minhas costumo cortá-las à dentada, apesar do aparelho dos dentes dificultar um pouco a operação. Podem indicar-me os formulários/processos necessários, caso existam? Grato!

    ResponderEliminar
  5. O corte das unhas dos pés por processos orais enquadra-se na categoria de processo artesanal, dispensando autorizações. Como as unhas dos pés crescem cerca de dez vezes mais devagar que as das mãos, é improvável que se atinja o número máximo anual de unhas cortadas (desde que apenas se roam as do próprio).

    No entanto, caso consiga fazê-lo diariamente, poderá pedir isenção de licença por ser uma actividade necessária ao exercício da profissão de contorcionista, porque quem rói as unhas dos pés apenas poderá trabalhar num circo.

    ResponderEliminar
  6. Vc tirar qualquer documento falso

    ResponderEliminar