segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O que sabemos sobre o ferro de engomar?

O ferro de engomar é um animal muito útil. Quando é novo dá-nos lã e leite e serve para lavrar os campos quando a charrua está a afiar. Quando é velho pode servir para dar carne e pele para curtir. Com os cornos podem-se fazer enfeites que os taxistas costumam pendurar na grelha do radiador ou no espelho retrovisor.

Há quem tenha os ferros de engomar como animais de companhia, embora seja necessário ter um quintal para eles fazerem exercício e um grande caixote com areia perfumada para não sujarem tudo. Durante o Inverno aquecem os pés aos donos.

Certos circos amestraram ferros de engomar para que se equilibrem numa tábua elevada e tirem vincos à roupa. Por experiência própria, concluí que não é uma capacidade inata. Nenhum dos muitos ferros de engomar que possuí foi capaz de executar esta habilidade sozinho, nem mesmo depois de lhes ter mostrado como se fazia repetidas vezes, puxando-os pelo cachaço para trás e para a frente sobre a roupa na tábua. Talvez a tábua estivesse muito alta e sofram de vertigens…

Sem comentários:

Enviar um comentário